Tradições de casamento - Véu da Noiva

July 8, 2018

Quem nunca se imaginou casando não é mesmo? Se você é noiva, provavelmente está passando por algum dilema na hora da escolha dos preparativos. A final, vestido branco, véu e grinalda ok! Vai ter! Mas o que cada um significa? Hoje vamos inauguramos nossa nova série de textos: Tradições de casamento! Nela, explicamos um pouquinho mais do que cada detalhe representa nessa cerimônia tão tradicional, começando pelo Véu da noiva.

 

Um acessório cheio de significados. O vél é um um complemento fundamental do look para a maioria das noivas. No entanto, poucas pessoas sabem porque ele é usado. O tule comprido preso ao cabelo carrega a história de diversas culturas. A diversos significados para o véu se usado no passado. O mais comum é para proteger a pele e para garantir a castidade da noiva.

 

 

Veja algumas histórias sobre ele:

 

Cultura Oriental

 

O uso do véu na Babilônia e Mesopotâmia era ligado a adoração da Deusa do Amor, Ishtar a qual fazia uma ligação com a fertilidade e a sedução.

 

 

Grécia Antiga

 

O acessório era parte da veste feminina nobre. Acreditava-se que o uso do véu estaria protegendo a noiva de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores, além de proteger a pele de insetos, vento e o sol.

 

Roma

 

A noiva romana rica, usava o Flammeum, um véu da cabeça aos pés com o mesmo intuito de protege-la. Além disso, seu uso era ligado à Deusa Vesta, da honestidade, protetora do lar e defensora da família. Elas ainda usavam véus coloridos para espantar maus espíritos e posteriormente

 

Idade Contemporânea

 

Era utilizado pelas mulheres nobres, as quais normalmente tinham a pele muito clara e tinha como principal função proteger a pele e os cabelos. Seu comprimento representava a riqueza de quem o vestia, ou seja, quanto mais extenso, maior era a riqueza daquela família. Também estava associado a pureza da moça.

 

Cerimônias cristãs

 

Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1). Assim, mulheres usavam o véu como forma de respeito dentro da igreja. Uma vez, tornado símbolo de virgindade, ele passou a ser adotado por mulheres que consagram sua virgindade a Cristo.

 

Existem boatos sobre o véu da noiva. De acordo com alguns relatos, o uso do véu em algumas culturas, servia para esconde o rosto da moça. Assim, o noivo só via a prometida após o "sim", quando dava o tradicional beijo na testa, ou então, minutos antes da consumação.

 

Hoje em dia

 

Depois do século XIX o uso do véu foi sendo esquecido e eram poucas as mulheres que levavam esse costume para o altar. Mas, hoje em dia, a tradição voltou com força total, mesmo que muitas não saibam a origem desse acessório, ele está presente em muitos looks de noiva e trazem ainda mais charme ao visual final, onde romantismo e leveza se misturam com todos os elementos, seja no modelo de penteado de casamento, no tecido esvoaçante que cobre parte do vestido e de seus ombros, ou no vestido de noiva com renda.

 

Please reload

Posts Em Destaque

15 anos - Troca do Sapato

June 9, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Vimeo - Círculo Branco

055 99609-2326  |  contato@loveandsoulfilms.com.br 

Atendemos no Brasil e Exterior